Mapa do Site
Vem aí o Andante no telemóvel.
Já a partir de Abril.
16-01-2018 12:15:44

O anda, a nova aplicação móvel do sistema Andante estará disponível para todos os utilizadores de transporte público do Grande Porto a partir do mês de abril.


Vai então ser possível utilizar o Metro do Porto, os autocarros da STCP e dos operadores privados (nas linhas que integram o Andante), e os comboios urbanos do Porto, validando, apenas e só, com o telemóvel.


A aplicação, totalmente inovadora na área de bilhética, visa permitir uma experiência de utilização simplificada do sistema de transportes do Grande Porto, desmaterializando o título de transporte numa App (dispensando assim o recurso ao cartão físico e permitindo a utilização do sistema sem conhecer previamente as regras de zonamento ou tarifário) e sendo pioneira na capacidade de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente, tendo em conta a sua utilização efetiva.


Com o anda, basta fazer o download da aplicação, validar e seguir viagem tranquilamente até ao destino, sem quaisquer complicações.


O pagamento das deslocações passa a realizar-se à posteriori, através de uma conta de mobilidade. Mensalmente, a aplicação analisa o registo de viagens efetuadas durante esse período e, através de um algoritmo altamente rigoroso, apresenta a solução tarifária mais económica e vantajosa para o cliente.


Numa fase inicial, o anda está disponível para smartphones com:

  • sistema operativo Android
  • versão superior ou igual a 5.0
  • comunicações NFC.


    O anda surge por iniciativa do TIP – Transportes Intermodais do Porto (constituído pela Metro do Porto, pela STCP e pela CP), em estreita colaboração com os operadores de transportes e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.


    Com o anda, utilizar a rede de transportes públicos aderentes ao sistema Andante será mais simples, mais intuitivo e mais barato.

  • Carregue aqui para ver o índice de notícias.