Andante junta-se ao projeto 1Bilhete.pt

Iniciativa conjunta IMT, TIP e TML.

O Governo Português arrancou hoje com um projeto inovador e ambicioso que envolve diversos operadores de bilhética nacionais. O projeto 1bilhete.pt, tem como objectivo alargar os sistemas de pagamento de transportes intermodais a outras regiões do país.

 

Este esforço conjunto, entre a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, o TIP – Transportes Intermodais do Porto e o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, visa partilhar recursos, conhecimento e desenvolvimento e promover o projeto junto das diversas Autoridades de Transporte a nível nacional. Além disso, pretende-se que outras entidades adiram ao protocolo, partilhando o espírito inerente, para que possam realizar os desenvolvimentos e adaptações necessários à compatibilização dos seus Sistemas de Bilhética com a plataforma Bilhete.PT.

 

A interoperabilidade entre diferentes sistemas de bilhética torna possível a aquisição e validação de títulos de viagem entre entidades, com qualquer cartão transporte público ou aplicação móvel, sem necessidade de compra de novo cartão ou instalação de outra aplicação no telemóvel. Esta universalidade de suportes reduz custos para os cidadãos e simplifica o processo de utilização do Transporte Público em todo o território nacional, estimulando assim a sua adoção.

 

Por outro lado, também se poderá criar títulos de viagem de transporte público de âmbito nacional, facilitando o acesso aos transportes públicos nacionais aos visitantes de Portugal.

 

A plataforma 1Bilhete.pt será disponibilizada em três fases distintas: para os Cartões de Transporte Público, (bilhética clássica), no prazo de 5 meses; para as aplicações de Bilhética Móvel (mobile ticketing), no prazo de 10 meses; e para a utilização de cartões e aplicações de pagamento bancário, no prazo de 13 meses. O valor do Investimento previsto para apoio ao desenvolvimento deste projeto é de 2,5M€.

 

A adesão ao projeto 1Bilhete.pt pode ser efetuada através da assinatura de um contrato entre a entidade interessada e o IMT. O primeiro passo para contratualizar essa adesão será a manifestação de interesse no projeto, através do envio de email para [email protected].

 

O projeto 1bilhete.pt revela-se assim uma iniciativa inovadora, ambiciosa e de grande envergadura para o nosso país. A sua implementação irá oferecer um sistema de transporte público mais acessível, seguro, eficiente e económico para todos os portugueses, bem como para os visitantes de Portugal.

 

Pedido de contacto

Tem alguma questão?

Entraremos em contacto logo que possível.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Contact Request

Do you have any question?

We'll be in touch as soon as possible.

This site is protected by reCAPTCHA being applied Google Privacy Policy and Terms of Service.
This website contains cookies to improve your experience