Eficiência Ambiental

Eficiência Ambiental na Utilização de Bilhética sem Contacto

Mobilidade Sustentável.

 

A intermodalidade assume-se como um fator determinante na evolução da mobilidade sustentável.

Ao permitir-se que o Cliente viaje em diversos modos de transporte utilizando o mesmo título com a mesma tarifa, o TIP está certamente a potenciar a eliminação de barreiras na mobilidade das populações gerando benefícios significativos para a eficiência ambiental.

O recurso a sistemas de bilhética sem contacto é uma das principais formas de reduzir o uso de papel e, consequentemente, a poluição ambiental. O papel é um dos principais recursos não-renováveis gerador de diversos problemas ambientais, desde a extração da madeira, passando pelo processo de fabrico e distribuição, até a sua disposição final.

Se, por um lado, a utilização de bilhética sem contacto elimina a necessidade de utilizar bilhetes em papel, reduzindo a quantidade de resíduos gerados e as emissões de carbono associadas a todo o processo de produção e transporte, por outro lado, permite também o desenho de redes de transporte articuladas entre si induzindo uma melhor gestão da oferta de transporte público e estimulando a sua utilização em detrimento do transporte individual.

Além disso, a utilização de bilhética digital, como a APP Anda ou o cartão bancário, confere ainda mais vantagens ao cliente e ao meio ambiente.

A opção pela utilização de um sistema de bilhética totalmente sem contacto, com recurso a cartões recarregáveis ou outras soluções que dispensam a utilização de bilhetes em papel, permite reduzir em larga escala a produção de resíduos que resultariam inevitavelmente da utilização de cartões descartáveis (1 só utilização). Em termos médios mensais, em 2022, a utilização de cartões de papel recarregáveis, contribuiu assim para uma considerável redução de resíduos produzidos, na ordem das 16,9 toneladas de resíduos de papel, que correspondem a uma poupança de cerca de 287 árvores e a cerca de 169 mil litros de água.

Pedido de contacto

Tem alguma questão?

Entraremos em contacto logo que possível.

Este site é protegido pelo reCAPTCHA aplicando-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Contact Request

Do you have any question?

We'll be in touch as soon as possible.

This site is protected by reCAPTCHA being applied Google Privacy Policy and Terms of Service.
This website contains cookies to improve your experience