Perguntas Frequentes

Aplicação que visa permitir uma experiência de utilização simplificada do sistema de transportes públicos do Grande Porto, desmaterializando o título de transporte numa App (dispensando assim o recurso ao cartão físico e permitindo a utilização do sistema sem conhecer previamente as regras de zonamento ou tarifário) e sendo pioneira na capacidade de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente, tendo em conta a sua utilização efetiva.

Para efetuar o download da App anda deve aceder à Play Store da Google e de seguida digitar anda na caixa de texto e carregar no logo anda.

Para se registar na App deve introduzir os seguintes dados: nome, e-mail, número de telemóvel utilizado e palavra-passe. Depois clique em continuar e selecione o método de pagamento escolhendo uma das seguintes opções:

1. Cartão bancário: introduzir os dados do cartão;
2. Multibanco Pagamentos de Baixo Valor: ser-lhe-á apresentada uma referência para utilização numa ATM da rede multibanco.

Depois de inserir os dados, receberá:

1. Um código de ativação por SMS;
2. Um e-mail de confirmação do registo com um link para ativação do código rececionado por SMS.

Para inserir dados de faturação aceda, posteriormente, ao perfil do utilizador.

Poderá não conseguir fazer Login por vários motivos, como por exemplo: houve um engano a digitar a conta de e-mail no momento do registo, associou várias contas de e-mail ao mesmo número de telemóvel, ou desinstalou e instalou novamente a aplicação. Para desbloquear a conta e conseguir efetuar Login deverá contactar a linhandante através do número 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Por questões de segurança, quando o cliente desinstala e volta a instalar a App, é necessário contactar a linhandante para que seja reativada a conta através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Essa permissão é usada apenas para obter o identificador do equipamento (IMEI), de forma a garantir uma associação do equipamento físico à conta de utilizador.

Infelizmente não existe uma permissão para aceder apenas a esta informação.

Não é feita pelo anda qualquer análise ao estado do telefone, chamadas ou contactos.

Não, basta ligar a App e validar com o telemóvel. De acordo com o percurso efetuado será calculado o preço a pagar pela viagem e cobrado posteriormente.

Sim. Com o anda não é necessário comprar a assinatura no início do mês. A App analisa as viagens que fez ao longo do mês e cobra o valor mais vantajoso para o cliente.
Por defeito a aplicação calcula assinaturas mensais ao preço normal. Se tiver direito a perfil social deverá dirigir-se a uma loja Andante para associar o perfil social à App.

Antes de iniciar uma viagem deverá certificar-se que tem ligados: NFC, Bluetooth, acesso à internet e à localização. Estas comunicações deverão permanecer ligadas durante toda a viagem.

Depois basta abrir a aplicação e iniciar a sessão (inserir o utilizador e palavra-passe) e efetuar a validação.

A validação é efetuada:

  • Antes de entrar no metro ou comboio, num dos validadores instalados nas estações;
  • No validador à entrada do autocarro.

A validação é obrigatória sempre que muda de linha ou de transporte.
Não há qualquer alteração na validação relativamente à utilização do cartão.

Para validar corretamente, basta aproximar o telemóvel (parte de trás – zona NFC) ao validador mantendo-o imóvel a 2 ou 3 cm de distância durante alguns segundos e aguardar que se acenda uma luz verde no validador e que seja emitido um som de validação correta.

Deverá surgir na App uma notificação de viagem iniciada.

É importante ressalvar que a localização da antena NFC varia de acordo com o modelo de smartphone, pelo que a correta posição para validação (distância, ponto de comunicação) poderá diferir.

Valide novamente até obter uma validação correta. Se tiver dificuldade repita o processo num validador próximo. Se não conseguir contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Valide novamente até obter uma validação correta. Se tiver dificuldade repita o processo num validador próximo.

Só assim poderá iniciar a viagem.

Não. Tem de ter a aplicação em funcionamento, mas não é obrigatório estar visível durante a viagem. Pode utilizar outras aplicações ou suspender o ecrã.

Para um correto funcionamento da App durante a viagem, é necessária a sua exclusão de quaisquer processos de otimização de bateria aplicados pelo software do smartphone.

Não, cada conta é pessoal e intransmissível e está associada a um smartphone concreto.

Sim, mas o valor da assinatura carregada no cartão Andante não será devolvido nem transferido para a App anda. O valor a pagar pelas viagens efetuadas com a aplicação é calculado unicamente em função das viagens registadas na aplicação sem ter em conta a assinatura mensal anteriormente adquirida (carregada num suporte PVC).

Recomenda-se, portanto, que os clientes de assinatura iniciem a utilização da App no início do mês.

Não, pois o cliente pode arriscar pagar a mesma viagem utilizando suportes diferentes.

Poderá utilizar a aplicação em todas as linhas e operadores que integram o Sistema Intermodal Andante (SIA): Metro do Porto, STCP, CP Porto, Maré, Espirito Santo, Maia Transportes, Valpi, ETG, MGC, Nogueira da Costa e Rodonorte.

EXCETO - Auto-viação Pacence, Auto-viação Landim, Caima, Arriva, UTC, Albano, Esteves & Martins, Transdev Douro, Transdev Norte e Transportes Alternativos.

A App só é válida na rede intermodal Andante. Para efetuar qualquer viagem, ou parte dela, fora da rede do SIA será necessário adquirir um bilhete próprio.

De recordar que é sempre necessário validar com o telemóvel no validador antes de iniciar uma viagem no troço pertencente ao SIA.

Se App for identificada com consumo excessivo de bateria não termine a App (se estiver em viagem) e verifique se executou as recomendações de como configurar o seu dispositivo.

Não, estas aplicações podem provocar o término antecipado da viagem, ficando numa situação de fraude.

Dirija-se a uma loja Andante para efetuar o pedido. O cartão PVC deixará de estar associado ao perfil social ficando associado à App. O cálculo do custo das viagens será efetuado considerando o desconto do perfil social, sempre que seja favorável ao cliente.

O tarifário a aplicar às viagens feitas com recurso à App anda é exatamente igual ao tarifário em vigor na bilhética tradicional.

A diferença é que, neste caso, o sistema otimiza o valor a pagar no final do mês em função das viagens realizadas, que são agrupadas de acordo com a combinação de títulos de transporte mais favorável e económica.

Pode pagar através de:

1. Pagamentos de baixo valor, associando um cartão Multibanco numa ATM da rede MB.
2. Cartão bancário de débito ou crédito (Visa, Visa Electron, Visa Pay, Master Card, Master Card Electronic, Maestro, Discover Network, Diners Club Inernational, JCB, Union Pay, MB, entre outros.

Estas opções são definidas no momento do registo ou na área pessoal.

No momento do registo, selecione a opção pagamentos de baixo valor e ser-lhe-á apresentada uma referência. Dirija-se a uma ATM da rede MB, insira o cartão e selecione:

1. Pagamentos e outros serviços
2. Transportes
3. App anda

Por fim, insira a referência fornecida pela aplicação e confirme os dados.
A associação do cartão Multibanco à conta anda poderá demorar até 24h.

O débito dos valores relativos à utilização do anda será feito na conta Multibanco duas vezes por mês, até aos dias 2 e 16. A utilização do anda poderá ficar impossibilitada a partir do momento em que não seja efetuada a cobrança com sucesso.

O débito dos valores relativos à utilização do anda será feito na conta Multibanco assumindo uma das seguintes descrições:

  • 05 “Transações Baixo Valor – Transportes Urbanos”
  • 10 “Pagamento de viagem anda
  • 10 “Pagamento anda

Sim. O pagamento é realizado em dois momentos do mês mas a otimização é sempre realizada no intervalo de um mês.

No primeiro pagamento do mês efetua-se a regularização dos valores do mês anterior.

No segundo pagamento são incluídas as viagens do mês atual.

Na fatura mensal é incluída a lista de movimentos realizados na conta do cliente, para regularizar as viagens do mês a que diz respeito a fatura.

Sim. Basta inserir a referência fornecida pela aplicação, conforme descrito na Pergunta Frequente “25. Como associo o cartão Multibanco à minha conta anda?”.

No momento do registo selecione a opção cartão débito/crédito e introduza os dados que lhe são solicitados.

Estes dados não serão guardados pela App anda.

Para validação da possibilidade de utilização do cartão, são realizadas duas operações, uma cativação de 0,10€ e a descativação deste valor. Estes movimentos permitem validar que as operações necessárias são suportadas pelo cartão introduzido.

No final de cada semana será cativado do plafond de crédito do cartão o valor otimizado das deslocações efetuadas até essa data. Destas cativações semanais – realizadas aos dias 7, 14, 21 e 27 de cada mês – não resulta nenhum débito na conta bancária do cliente.

O custo total das deslocações efetuadas será debitado no início do mês seguinte à utilização, entre os dias 3 e 5.

Sim. Se pretender mudar de MB para cartão de crédito / débito a ativação é imediata e pode continuar a viajar. Se a alteração for de cartão de crédito / débito para MB, envolvendo a associação da referência gerada por intermédio de uma caixa ATM, a ativação demora aproximadamente 24h, período durante o qual não poderá viajar.

No final do mês será emitida uma fatura, a enviar para o endereço de email indicado no registo na App. A fatura indicará os títulos de transporte cobrados e as viagens que lhe estão associadas. Também poderá aceder às suas faturas na App a partir da área de tarifas (€).

Os dados de faturação (Nome, NIF, morada) serão os que constam no perfil do cliente podendo ser atualizados a qualquer momento na própria App anda.

A validação do embarque (início de etapa ou viagem) é suportada pela emulação de um cartão Andante, de acordo com a especificação da Norma Calypso HCE (Host Card Emulation). Esta componente é fundamental para assegurar os necessários mecanismos de segurança e prevenção/deteção de fraude da solução desmaterializada anda. Assim, nos meses em que a App é utilizada serão cobrados 0,10€ relativos à emulação do cartão Andante Virtual.

Note-se que esta solução compara bem e é até vantajosa em relação à utilização do cartão em PVC (cuja validade é de 60 meses, ou seja, 5 anos) com um custo atual de 6€, pré-pago, independente de ser ou não utilizado.

Antes de validar verifique que tem ligados: NFC, Bluetooth, internet e localização e que executou as recomendações de como configurar o seu dispositivo.

Tente validar novamente até obter uma validação correta. Se tiver dificuldade repita o processo num validador próximo.

Se não conseguir contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Verifique se executou as recomendações de como configurar o seu dispositivo e se o seu comportamento para validação – apresentação, de forma estável, da antena NFC ao validador – está a ser o correto.

Tente validar novamente até obter uma validação correta. Se tiver dificuldade repita o processo num validador próximo.

Se não conseguir contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Verifique se o cartão bancário associado está ativo e válido. Se não estiver, terá de associar um novo cartão.

Se não conseguir contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Verifique se tem ligação à internet. Se não for o caso aguarde alguns minutos e volte a tentar.

Se não fez uso da App anda por um período alargado de tempo, poderá reinstalar a mesma através da Google Play Store e efetuar todas as configurações solicitadas após o login. No final, tente validar novamente.

Se o erro persistir contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

O cliente deve assegurar que tem bateria suficiente no telemóvel para efetuar a viagem.

Caso contrário, deverá comprar um título de transporte físico para viajar.

Se ficar sem bateria durante a viagem, considera-se que está a viajar ilegalmente (uma vez que não tem um título válido) estando sujeito à respetiva coima.

Se não for a paragem de início ou de fim da viagem, não existe qualquer problema. O importante para o cálculo do valor a pagar pela viagem são as paragens/estações de entrada e de saída.

Se a estação de saída não ficar devidamente registada contacte a linhandante através dos números 808 200 444 ou 226 158 151 ou e-mail anda@linhandante.com.

Se o histórico das viagens lhe parecer incorreto deverá enviar um e-mail para anda@linhandante.com com o erro detetado.

Se o cálculo das viagens lhe parecer incorreto deverá enviar um e-mail para anda@linhandante.com com o erro detetado.

A App irá mostrar uma mensagem a pedir que ligue novamente o Bluetooth. Se não o fizer de imediato, a App irá terminar a viagem, pelo que deverá validar novamente.

Numa situação normal não deverá ter nenhuma intervenção, pois a App poderá demorar até 60 minutos a terminar a viagem depois de sair do veículo.

A fiscalização da App anda pode ser efetuada por dois processos complementares:

i) apresentação ao fiscal/revisor do ecrã de fiscalização, no qual é indicado o local, hora e linha de início da viagem, dispondo também de um relógio com apresentação dinâmica dos segundos para evitar a possibilidade de difusão de uma imagem estática

ii) pela interação do smartphone com o equipamento de fiscalização, o qual reconhece o telemóvel como um título de viagem regular se o cliente tiver efetuado previamente a validação no início da viagem.

Deverá selecionar a opção de fiscalização da App anda, que apenas está disponível quando a aplicação está em modo de viagem, e mostrar ao fiscal a informação que aparece no ecrã. Em seguida, deverá aproximar o seu telemóvel do equipamento do fiscal.

Para realizar um transbordo não necessita de esperar que a viagem atual termine. Se validar com uma viagem a decorrer a App termina automaticamente a viagem em curso e inicia uma nova.

Consulte o Tutorial (vídeo) ou o folheto disponível em toda a rede de vendas.

Algumas versões do sistema operativo limitam o funcionamento de aplicação após desligar o ecrã. Se for o caso à App anda deve ser dada permissão de continuar em execução.

A App anda é compatível com telemóveis Android, versão igual ou superior a 5.0, equipados com tecnologia NFC e Bluetooth.

Atualmente, os equipamentos Google Pixel e Google Nexus não são compatíveis com a App.

NFC (Near Field Communication) é uma tecnologia sem fios de curta distância (aproximadamente 4cm) que permite transferir informação entre dois dispositivos equipados com NFC, neste caso entre o telemóvel e o validador. Quando o cliente aproxima o telemóvel do validador, estes comunicam via NFC e a validação de início de viagem é efetuada.

Em alguns dispositivos é possível selecionar o método de processamento associado a esta tecnologia, para que a aplicação anda funcione corretamente. Sempre que for possível selecionar o método de processamento deverá ser escolhido o método associado ao Sistema Operativo Android.

Não. Apenas é necessário ligar antes de efetuar a validação de entrada. Durante a viagem poderá desligar o NFC.

Desaconselha-se, porém, este comportamento, tendo presente a probabilidade de se esquecer de voltar a ligar o NFC antes de efetuar a validação seguinte.

Bluetooth é uma tecnologia sem fios que permite a comunicação entre dispositivos equipados com esta tecnologia através de ondas de rádio, e tem um alcance aproximado de 70m. Foram instalados em alguns validadores nas estações e dentro dos autocarros dispositivos Bluetooth (beacons) que transmitem informação sobre as estações/paragens. Esta informação é captada pelo telemóvel através de Bluetooth permitindo à aplicação identificar a estação/paragem na qual o cliente se encontra. É através desta tecnologia que é possível identificar o conjunto de estações/paragens percorridas durante a viagem, desde o seu início até ao seu término.

Sim. O Bluetooth tem de estar ligado antes, durante e até o fim da viagem.

Sim. A localização tem de estar ligada antes, durante e até o fim da viagem. para que seja possível a deteção dos beacons.

Importa ressalvar que, em alguns equipamentos, poderá ser necessário o uso dos serviços de localização de alta precisão, de modo a permitir o correto registo do percurso.

Embora o cliente apenas tenha de assegurar ligação à internet (dados móveis ou Wi-Fi) no momento da validação de entrada, para que o sistema receba o registo da entrada, aconselha-se que esta ligação seja mantida durante todo o percurso.

Sim, mas terá que manter o mesmo número de telemóvel e descarregar a App para o novo equipamento.

Deixa de ser possível fazer login no telemóvel anterior. Se pretender voltar ao telemóvel antigo deverá enviar um email para anda@linhandante.com com a fundamentação do pedido.

Se pretender mudar de número de telemóvel deverá enviar um e-mail para anda@linhandante.com com a fundamentação do pedido.

Sim. Poderá alterar o e-mail no perfil do utilizador e confirmar o registo através do acesso ao link enviado para o novo e-mail fornecido.

Não. Tipicamente tem um consumo de dados móveis entre 2 a 10MB/mês.

Não. Estimamos que gaste cerca de 1% de bateria por hora.

  • Xiaomi – alteração das definições de NFC para HCE Wallet;

  • Huawei, OnePlus – características para a otimização de bateria;

  • Configuração geral para Android – localização em alta precisão;

  • Configuração específica do Android 10 – localização sempre ativa.

Até ao momento, a Apple tem a tecnologia NFC (essencial para o funcionamento do anda) reservada para a implementação do seu próprio sistema de pagamento, Apple Pay.

Tecnologia NFC totalmente de utilização aberta, como é o caso dos Androids, ainda não foi disponibilizada pela Apple, embora tenha dado já indiciado de que o poderá vir a fazer.

MarcaModelo ComercialVersão
 ZenFone 2 (ZE551ML) 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

6.0.1

ZenFone 5 (ZE620KL)

8.0.0

ZenFone 5 Lite (ZC600KL)

7.1.1

BQ

Aquaris M5

7.1.2

Aquaris M5.5

7.1.2

Aquaris V

7.1.2

Aquaris V Plus

7.1.2

Aquaris X

7.1.1

8.1.0

Aquaris X Pro

8.1.0

CAT

S61

8.1.0

Hisense

L730

6.0.1

l830

6.0.1

HONOR

Honor 5C

7.0

Honor 8

7.0

Honor 9

7.0

8.0.0

HTC

M9

7.0

U11

8.0.0

Huawei

FIG-LX1

8.0.0

G7-L01

5.1.1

Honor 8 Lite

7.0

8.0.0

Huaweu Mate 20 Lite

8.1.0

Huaweu Y6 2017

6.0

Mate 10 Pro

8.0.0

Nova

7.0

P10

7.0

8.0.0

P10 Lite

7.0

8.0.0

P20

8.1.0

P20 Lite

8.0.0

P20 Pro

8.1.0

P8

6.0

P8 Lite

6.0

P9

7.0

P9 Lite

6.0

7.0

P9 Plus

6.0

7.0

Lenovo

P2

7.0