Perguntas Frequentes

O Andante é o título de transporte intermodal que lhe permite viajar nos transportes públicos da Área Metropolitana do Porto.

Quer ande de autocarro, de metro ou de comboio, pode usar sempre o Andante.
O preço a pagar depende apenas do trajeto a efetuar e não do modo de transporte que utiliza ou do número de embarques que efetua.

Para poder viajar na rede intermodal, necessita de um cartão Andante carregado com títulos de transporte e devidamente validade antes de iniciar viagem.

Pode também utilizar a App anda e viajar utilizando o telemóvel. É igualmente obrigatória a validação antes de iniciar viagem.

Sim. O cartão Azul para utilização ocasional e o cartão em PVC para utilização regular.

Existem ainda cartões específicos para determinados títulos de transporte nomeadamente o 4_18@escola.tp e o Sub23@superior.tp.

Não. Os cartões Andante são recarregáveis. Não os deite fora depois de viajar.

O cartão Andante tem um circuito eletrónico no seu interior pelo que deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar, rasgar ou molhar.

O cartão Andante Azul não é personalizado pelo que pode ser utilizado por qualquer pessoa. 

Os cartões Andante em PVC, 4_18 e Sub23 só podem ser utilizados pelo seu titular.

Não. O cartão Andante Azul só pode ser utilizado por uma pessoa de cada vez.

Não. Para além do cartão pode utilizar a App anda disponível para telemóveis android versão 5.0 ou superior, equipados com as tecnologias Near Field Communications (NFC) e Bluetooth.

Com esta App, o cliente pode viajar sem precisar de conhecer todas as regras tarifárias, tendo a garantia de que no final do mês irá pagar o menor valor possível pelas viagens realizadas.

Quer seja cliente ocasional quer utilize a assinatura mensal, a utilização da App garante sempre o melhor preço, evita permanência em filas e não implica o conhecimento prévio dos títulos de transporte adequados. Basta validar e andar!

O Andante pode ser utilizado em qualquer uma das linhas dos operadores aderentes ao sistema intermodal.

Metro do Porto - Toda a rede em operação

STCP - Toda a rede em operação

CP Porto - Comboios urbanos do Porto que circulam entre as estações Paredes / Vila das Aves / Lousado / São Bento / Paramos

Maré - Toda a rede em operação

Valpi - Linhas aderentes ao sistema intermodal

Espírito Santo - Toda a rede em operação

Maia Transportes - Linhas aderentes ao sistema intermodal

E. T. Gondomarense - Linhas aderentes ao sistema intermodal

Nogueira da Costa - Linhas aderentes ao sistema intermodal

MGC Transportes - Toda a rede em operação

A. Viação Pacense - Linhas aderentes ao sistema intermodal

A. Viação Landim - Linhas aderentes ao sistema intermodal

União Transportes dos Carvalhos - Linhas aderentes ao sistema intermodal
Rodonorte - Linhas aderentes ao sistema intermodal

Caima - Linhas aderentes ao sistema intermodal

O Andante oferece-lhe toda a mobilidade na Área Metropolitana do Porto. Basta que neles exista uma rede de transportes aderente ao Andante.

SEMPRE!
Ao iniciar uma viagem, quando muda de linha ou de transporte e qualquer que seja o seu cartão. Pode validar, no máximo, com 10 minutos de antecedência antes de iniciar a viagem.

No caso do comboio e do metro, utilize os validadores existentes nas estações.

No caso dos autocarros, utilize os validadores existentes à entrada do veículo.

Deve validar SEMPRE o seu Andante qualquer que seja o título de transporte ou cartão que possuir. A utilização da App anda implica também uma validação obrigatória.

Aproxime o Andante do validador a menos de 10 cm do círculo preto. 
Se acender uma luz verde, a validação está correta. Ouve um som e pode ler no ecrã do validador o saldo do cartão.

Se acender uma luz vermelha, a validação não está correta. Ouve um som diferente e pode ler no ecrã do validador uma mensagem indicando a razão.

Ao validar pode ler à vontade a mensagem que aparece no ecrã do validador. Basta que, no ato de validação, mantenha o seu cartão mais alguns segundos em frente ao círculo preto.

Não receie tentar validar várias vezes seguidas sempre que sentir dificuldade.
Após um primeiro registo de validação correta, só lhe será descontado um novo título de viagem quando acabar o tempo máximo permitido após a 1.ª validação.

Validar é obrigatório! Não validar é um risco desnecessário.

Para mais informações sobre as penalidades em vigor, consulte o operador em causa.

Sim. Deve fazê-lo pois se tiver mais do que um cartão Andante ou um cartão VISA, poderá acontecer que nenhum seja validado ou que não tenha sido validado aquele que pretendia.

A identificação das zonas é composta por um conjunto de letras (que identificam o Município) e números.

Por exemplo, as zonas que constituem a cidade do Porto, são designadas por PRT1, PRT2 e PRT3.

Já as zonas do concelho de Vila Nova de Gaia são designadas por VNG precedidas de um número (ex. VNG1). 

Aplica-se o mesmo raciocínio a todos os concelhos da AMP.

No caso dos títulos ocasionais, deve ter em atenção a zona onde vai começar a viagem (local da primeira validação), a zona para onde quer ir, o trajeto que vai fazer e as zonas que precisa de atravessar. Depois, é só escolher o tipo de título necessário (Z2, Z3, Z4, …) conforme a cor correspondente nos mapas, centrando-se sempre na zona onde começa a sua viagem.

Confirme sempre que os meios de transporte que escolheu para a sua viagem (linhas de metro, autocarro ou comboio) cobrem todo o território que necessita de atravessar.

No caso dos títulos de assinatura, é muito simples. Poderá optar pela assinatura 3Z (3 zonas), Municipal (todas as zonas de um concelho) ou Metropolitano (todas as zonas da AMP).

Z2 representa o alcance de um título Andante que lhe permite circular em pelo menos e zonas que façam fronteira entre elas.

Mas, com um Z2 pode ainda viajar em todas as outras zonas que constituem o primeiro anel em torno daquela onde fizer a primeira validação.

Não. O 2.º título de viagem Z2 só será descontado depois de esgotado o tempo máximo definidos para o 1º.

Exemplo:
Para um percurso de Metro entre a Trindade e Pedras Rubras, o título ocasional correto a utilizar é um Z4.

Se utilizar um Título de Viagem Z2 para viajar entre a Trindade e a Senhora da Hora, apenas decorrem cerca de 15 minutos. Ou seja, ainda faltam 45 minutos para terminar a validade do seu 1.º Título de Viagem inicialmente validado na estação da Trindade. 

Logo, se aí tentar validar o 2.º Título de Viagem Z2 para seguir até Pedras Rubras, o mesmo não será descontado pelo que esta etapa do seu percurso será feita em infração. O 2.º Título de Viagem Z2 só seria descontado se já tivesse decorrido 1h após a 1.ª validação. Se não quiser esperar, terá de validar outro cartão carregado com outro título de viagem Z2.
 

Pode carregar o seu cartão Andante Azul com títulos ocasionais: Títulos de Viagem e Títulos Andante 24.

Pode carregar o seu cartão Andante em PVC com títulos de assinatura mensal. 
É também possível carregar o cartão Andante em PVC com títulos ocasionais (Títulos de Viagem e títulos Andante 24), tal como no cartão Andante Azul.

Os cartões específicos 4_18 e Sub23 só podem ser carregados com essas mesmas assinaturas mensais e com títulos ocasionais.

Não. Pode fazer o número de viagens que quiser respeitando os limites de zona e de tempo definidos.

Exemplo: se comprar um Título de Viagem Z2, pode viajar durante 1h, na zona em que começa a viagem (1.ª validação) bem como em todas as outras que com ela fazem fronteira. Sempre que fizer uma validação dentro dessa mesma hora, não lhe é descontado outro título de viagem. Não está a gastar mais mas antes a aproveitar o tempo de viagem que ainda lhe resta!

Não. O que importa é a hora e a zona da 1.ª validação. A partir daí tem um tempo máximo para validar o título pela última vez, sem que seja descontada outra viagem. Na realidade, a duração máxima da viagem é o tempo contado entre a 1.ª e a última validação que fizer na sua viagem.


Exemplo: se tiver um título de viagem Z2 (válido para uma hora), pode validar pela última vez aos 59 minutos e 59 segundos e prosseguir a viagem até ao seu destino. Neste caso, a última validação que fez, ainda está dentro do limite de uma hora que impõe o título de viagem Z2 pelo que não necessita de interromper a viagem.

Uma Assinatura Andante é válida no espaço geográfico para onde foi adquirida. Se tiver uma assinatura Andante Metropolitano pode viajar em toda a AMP.

No caso de uma assinatura Municipal pode viajar em todas as zonas que compõem o Município.

Já uma assinatura 3Z permita viajar apenas nas 3 zonas selecionadas no ato da compra.

Depois de carregar e validar, não é possível alterar o tipo de assinatura.

Para saber o que está no seu cartão Andante, basta dirigir-se a uma Loja Andante ou utilizar as máquinas de venda automática das estações.

A utilização das máquinas de venda automática para este efeito é muito simples: basta introduzir o cartão na ranhura e ler a mensagem de saldo que aparece no ecrã.

As crianças com idade inferior a 4 anos podem viajar sem título de transporte, desde que não ocupem lugar sentado.

Entre os 4 e os 12 anos, a assinatura é gratuita (Sub13). No entanto, mesmo sendo gratuita, a criança tem de ter uma assinatura Sub13 carregada e cumprir as regras de validação.

Deverá dirigir-se a uma Loja Andante ou contactar a Linhandante por mail cliente@linhandante.com ou através do telefone 226 158 151.

Sim. Os títulos de transporte Andante Tour, próprios para quem desconhece o funcionamento do sistema intermodal Andante, caracterizam-se pela máxima simplicidade. Basta escolher o número de dias.